10 dicas de alimentação saudável

10 dicas de alimentação saudável

Nutrição
Nutrição

Alimentos saudáveis sempre serão uma ótima escolha, independentemente da idade que você tem. É claro que para cada fase da vida nosso organismo necessita de quantidades diferentes de nutrientes, isso porque nosso corpo muda conforme envelhecemos.

Veja essas 10 dicas para manter uma alimentação saudável, com base nas recomendações do Departamento de Saúde dos Estados Unidos 1:

Organize-se, planeje refeições saudáveis. Existem maneiras sensatas e flexíveis para escolher e preparar refeições saborosas e saudáveis. Consulte um profissional capacitado para te ajudar com informações como o quanto deve comer e quais alimentos escolher;

Diversifique os componentes da sua refeição. Inclua variedades de vegetais e legumes coloridos nas suas refeições. Esses alimentos são fontes de nutrientes e fibras alimentares.

Use especiarias para temperar os alimentos. Mudanças no paladar, como perda da sensibilidade, ocorrem durante o envelhecimento. Pode ser que você comece a sentir o aroma e o sabor dos alimentos de forma diferente. Uma alternativa é adicionar especiarias e temperos diferentes nas suas preparações, deixando-as com um sabor que te agrade mais.

Faça de sua refeição um evento social. Quando comemos com a família ou amigos o momento se torna especial, então que tal convidá-los para um jantar durante a semana ou um almoço no sábado?

Cuidado para não consumir alimentos possivelmente contaminados. Atente-se aos prazos de validade dos alimentos e não se arrisque, jogue fora os alimentos que não são mais seguros para consumir, pois eles podem estar contaminados por microrganismos. Comer alimentos contaminados pode agravar o estado de saúde de uma pessoa, principalmente quando está mais debilitada.

Saiba o quanto você come. É importante conhecer a quantidade recomendada de alimentos a ser consumido pois assim é possível distribuir a quantidade pelas refeições ao longo do dia! Isso por vezes é mais difícil de reconhecer quando nos alimentamos fora de casa, então cuidado!

Beba bastante líquido durante o dia. Com a idade podemos perder a sensibilidade de sentir sede, então beba água e sucos sempre! Se possível, limite o uso de açúcar;

Leia os rótulos. Nos rótulos dos alimentos contém informações importantes como, quantidade de gordura, sódio, açúcares e calorias.

Consuma alimentos que não machuquem a gengiva. Um problema que pode afetar diversas pessoas com o envelhecimento são os dentais. Por isso, mastigar alimentos mais duros pode ser difícil, mas é importante não deixar de ingerir nutrientes necessários para o corpo. Então coma alimentos mais macios, como os cozidos.

Pergunte ao seu médico sobre suplementos vitamínicos. É importante ter um acompanhamento médico e/ou nutricional para não ingerir vitaminas e minerais de forma indiscriminada, e fazer o uso conforme a necessidade desses nutrientes.

Ingerir todos os nutrientes que necessitamos na quantidade certa não precisa ser complicado. Você cria um padrão de alimentação saudável, fazendo todos os dias boas escolhas em relação aos alimentos e bebidas que consome. Por isso não deixe de consultar o seu médico e/ou nutricionista. Estes profissionais são capacitados e irão te ajudar a ter uma alimentação adequada às suas necessidades.

Referências:
1 - National Institute on Aging. U.S Department of Health and Human Services. https://www.nia.nih.gov/health/publication/choosing-healthy-meals-you-get-older

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