Dicas de alimentos e preparações que são nutritivos e fáceis de mastigar/deglutir

Dicas de alimentos e preparações que são nutritivos e fáceis de mastigar/deglutir

Nutrição
Nutrição

Alimentos nutritivos podem ser consumidos in natura ou em diferentes formas de preparação. A dificuldade com a mastigação e deglutição não deveria levar o indivíduo a parar de comer alimentos nutritivos, pois isso pode levar a um quadro de desnutrição. Por isso, é importante procurar sempre adequar a dieta com alimentos fáceis de mastigar para evitar que o quadro de desnutrição se instale. De forma geral, escolher ou fazer com que os alimentos tenham uma textura macia e seja úmido facilita a mastigação e a deglutição 1,2.

Opções de alimentos que têm uma textura macia 1,2:

Suco de frutas, lembrando que este tem que ser integral e não coado para aproveitar as fibras ali presentes;
Carnes macias cozidas e desfiadas;
Carne moída;
Peixe sem espinho
Feijões e lentilhas bem cozidos e com caldo;
Ovos, tofu, queijo cottage, ricota ou queijo macio;
Leites e iogurtes;
Sopas e purês sem pedaços grandes de carnes ou legumes.

Preparações que facilitam a mastigação e deglutição 1,2:

Deixe os alimentos na textura que possa ser facilmente mastigada, por exemplo, fatie ou pique em pequenos pedaços, amasse ou faça um purê. Misture um pouco da água do cozimento para fazer purê de batata, cenoura, abóbora ou o legume de sua escolha;
Vitaminas de frutas: bata frutas como, banana, melão, mamão ou frutas congeladas em água ou leite;
Escolha frutas e legumes cozidos e não fritos;
Mingau de cereais integrais, como aveia.

Referências
1 - Healthy Eating Guidelines For People with Chewing Difficulties. 2012. Link: https://www.healthlinkbc.ca/healthy-eating/chewing-difficulties
2 - Governo do Estado de São Paulo. Manual de Orientação de Cardápios Especiais. 2015.

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