Fique ativo/Movimente-se! Dicas de atividades para se sentir com mais energia

Fique ativo/Movimente-se! Dicas de atividades para se sentir com mais energia

Nutrição
Nutrição

Você já percebeu que após praticar algum exercício físico nos sentimos bem-dispostos, até mesmo com mais energia? E esse não é o único benefício de se exercitar, podemos citar outros, como 1:

 Auxilia na diminuição do risco de desenvolver doenças do coração;
 Ajuda na manutenção do peso corporal;
 Fortalece os músculos e os ossos, reduzindo o risco de fraturas;
 Melhora as funções cognitivas.

Esses benefícios foram demonstrados quando comparado homens e mulheres idosos menos ativos com os mais ativos 1. Se você não tem o hábito de se exercitar, nunca é tarde para começar. Algumas atividades diárias podem te ajudar a se movimentar mais, lembre-se, sempre respeitando os seus limites. Que tal seguir algumas dicas 2:

 Limite o seu tempo com atividades de pouco movimento, por exemplo, assistindo televisão;
 Ande mais a pé, ao invés de sempre ir de carro ou ônibus;
 Use as escadas ao invés de ir de elevador ou escada rolante;
 Faça atividades domésticas.

Se você sempre foi ativo e não tem nenhuma condição de saúde que limite os exercícios que pode praticar, que tal fazer uma caminhada, correr, dançar, nadar, andar de bicicleta ou praticar algum esporte? A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 2 horas e 30 minutos de atividade física moderada ao longo da semana 1. Lembre-se, é importante sempre respeitar as nossas limitações e buscar um profissional capacitado para te auxiliar na escolha dos exercícios físicos apropriados. Isso para que não haja um risco aumentado de lesões ou desconfortos durante a atividade física 2.

Organize-se para conseguir se movimentar e experimente todos os benefícios que isso pode te trazer!

Referências
1 - Organização Mundial de Saúde. Physical Activity and Older Adults. http://www.who.int/dietphysicalactivity/factsheet_olderadults/en/
2 - Age UK. Healthy living for older people. http://www.ageuk.org.uk/health-wellbeing/keeping-your-body-healthy/healthy-living/staying-active/

veja também

;