Anime-se e experimente o que a vida te proporciona

Anime-se e experimente o que a vida te proporciona

Nutrição
Nutrição

Experimentar o que a vida pode nos proporcionar é algo maravilhoso. Para isso, precisamos saber quais são as atividades que mais nos agradam, para tentarmos incorporá-las em nosso dia-a-dia. Talvez você seja o tipo de pessoa que não goste de rotina, pois isso pode te lembrar de algo monótono. Ou talvez você não goste do desconhecido, pois pode ser imprevisível, e prefere ter uma rotina bem estabelecida.

Independente de qual descrição você mais se identificou, saiba que a rotina não precisa ser monótona e diferentes atividades podem ser incorporadas no decorrer da sua semana de forma organizada. Assim, você não perde nada do que se propôs a fazer, e também fica mais confortável com as suas atividades diárias sem se privar de novas experiências.

Pelo menos durante a semana é importante estabelecer horários para as mesmas atividades básicas. Por exemplo, dormir e acordar sempre no mesmo horário, ao levantar tomar banho, e depois tomar café e ler o jornal [1]. Também é interessante inserir novas atividades no seu dia, pois às vezes o que costumávamos fazer parece não ser mais conveniente.

Então por que não inserir novas atividades na sua rotina? Vamos te ajudar:

Ler. A leitura é um ótimo exercício para a mente e também emocional. Através da leitura nos conectamos com outras histórias e pessoas, experimentamos as emoções descritas no livro [2].

Assistir um bom filme. Os benefícios do filme estão associados aos de ler, pois nos conectamos por um momento com outras histórias e experiências [2].

Caminhar. Diversos benefícios estão associados com a caminhada, como a redução da probabilidade de desenvolver alguma doença do coração. Mas não é só isso, caminhar em parques, ou até mesmo no seu bairro, promove um bem-estar não só físico, mas também emocional e social [2].

Conversar. Falar com os outros é uma ótima maneira de expressar sentimentos, controlar o estresse e interagir, criando e mantendo relacionamentos, bem como compartilhando interesses [2].

Faça refeições saudáveis. Comer alimentos saudáveis, como frutas, legumes, grãos, vegetais e boas fontes de proteína é ótimo. E que tal você mesmo tentar cozinhar ou inovar nas receitas? [2]

Se você tem espaço, que tal fazer uma horta? Nada mal ter ingredientes frescos e cultivados por você mesmo em suas refeições [3].

Exercite-se em grupo. Existem locais em que as pessoas se reúnem para praticar atividade física, é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e não desanimar de exercitar-se [3].

Seja criativo e movimente-se.Se você não gosta muito de se exercitar em grupo, ou ainda quer fazer outras atividades, existem uma infinidade de maneiras de não ficar parado. Você pode praticar fotografia, brincar com seus netos, fazer parte de serviços comunitários ou até mesmo dançar [3].

Aprenda coisas novas. Nunca é uma desvantagem aprender algo novo, e na verdade, desenvolver novas habilidades é uma ótima maneira de manter nossa mente saudável. Aproveite e aprenda uma segunda língua ou sobre computadores, volte a praticar antigas habilidades, como tocar violão ou piano [3].

A vida nos proporciona diversas oportunidades para nos manter ativos física e mentalmente. Anime-se e aproveite!


Referências

[1] Daily caring. Why daily routine is important for seniors. http://dailycaring.com/why-routine-is-important-for-seniors/

[2] Kang, Mihyun, Randall Ray Russ, and Jay Sang Ryu. Wellness for older adults in daily life. Division of Agricultural Sciences and Natural Resources, Oklahoma State University, 2008.

[3] Three Pillars, senior living communities. 7 Ways for Older Adults to Stay Active in Retirement. http://www.threepillars.org/Blog/7-Ways-for-Older-Adults-to-Stay-Active-in-Retirement.htm

veja também

;