A importância das vitaminas e dos minerais para a disposição

A importância das vitaminas e dos minerais para a disposição

Nutrição
Nutrição

Você sabia que a falta de disposição e de energia pode ser causada pela deficiência de vitaminas e minerais?

As vitaminas e os minerais têm funções específicas na metabolização dos alimentos que ingerimos. Só com a metabolização ocorrendo de forma correta o nosso corpo consegue extrair dos alimentos todos os nutrientes que nele contém. Para respirar, andar, comer, quer dizer, a todo momento nosso corpo está gastando energia, e para isso, a metabolização do que comemos, além do armazenamento e o desempenho das funções dos nutrientes precisam estar acontecendo de maneira correta [1].

Depois que nos alimentamos e que os nutrientes foram metabolizados, nosso corpo continua nos fornecendo energia. Para que isso ocorra de forma eficiente, os micronutrientes, como vitaminas e minerais, desempenham diversas funções que estão relacionadas com a produção de energia [1]. Veja alguns exemplos:


Vitaminas B2, B6, B12 e o ácido fólico desempenham funções na manutenção de vias metabólicas dentro das células. A falta desses nutrientes impede o início do processo de produção de energia [1].

A vitamina B1 converte carboidrato em energia.

 Magnésio, zinco e cromo aumentam o desempenho da produção e gasto de energia. O magnésio e o cálcio, por exemplo, ajudam o seu corpo a converter a glicose (açúcar que está no sangue) em energia [2].

 Manganês promove a produção de energia e ajuda seu corpo a metabolizar os macronutrientes, proteínas, carboidratos e gordura [1].

 O iodo auxilia na metabolização de gorduras e promove a produção de energia [1].

           

Nosso corpo precisa de diversas ferramentas para conseguir trabalhar adequadamente. As vitaminas e os minerais são chamadas de micronutrientes porque necessitamos deles em pequenas quantidades. No entanto, isso não significa que eles sejam dispensáveis. Pelo contrário, funções básicas do nosso organismo, como a metabolização dos alimentos e a produção de energia, dependem desses micronutrientes. Por isso, atente-se para a sua ingestão de vitaminas e minerais, pois são essenciais para nossa saúde e bem-estar [1]!


Referências

[1] Huskisson, E., S. Maggini, and M. Ruf. "The role of vitamins and minerals in energy metabolism and well-being." Journal of international medical research 35.3 (2007): 277-289.

[2] Lukaski, Henry C. "Magnesium, zinc, and chromium nutriture and physical activity." The American journal of clinical nutrition 72.2 (2000): 585s-593s.

veja também

;