A influência que a viagem traz para renovar as energias

A influência que a viagem traz para renovar as energias

Nutrição
Nutrição

Fazer uma viagem pode ajudar a sair da rotina, da mesmice, e também renovar as energias. Lembre-se, o desânimo não pode ser uma limitação quando o assunto é viajar e conhecer novos lugares, seja o destino longe ou perto. Porém, se ainda há motivo para desistir da viagem por falta de companhia, pode preparar as malas! Atualmente existem diversos sites e grupos especializados em excursões focadas no público que já está aposentado, que não tem mais filhos para cuidar e que pode ficar em longos períodos de lazer.

Para o sociólogo francês, Jofre Dumazedier, lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, divertir-se, recrear-se ou entreter-se 1. Portanto, aproveite uma viagem de lazer da melhor maneira: aquela que você mais se identifica. Viajar está associado com o prazer, fornece uma experiência recompensadora, além de motivação pessoal. A satisfação de fazer uma viagem também pode estar relacionada a conversar e interagir com novas pessoas, as vezes até de culturas diferentes, construindo novas interações sociais 2. Além disso, uma coisa é ver as obras de arte ou as fotos de lindas paisagens pelo computador, outra é vê-las pessoalmente, é uma experiência que pode até estar relacionada com realizar um sonho. Novas experiências também podem compreender em experimentar uma comida diferente, ou até mesmo aprender novas palavras em outro idioma. Descobrir diferentes valores e formas de viver a vida, é realmente muito interessante, e isso de alguma forma, amplia a nossa perspectiva sobre a vida e nos dá realização pessoal.

Com tantos benefícios, que tal experimentar? Uma viagem pode ser uma experiência renovadora. Para você, quais são as suas atividades favoritas em viagens? Visitar pontos turísticos, lugares históricos, experimentar diferentes comidas, relaxar olhando o mar, interagir com a natureza no campo, ou viajar para fazer compras? Aproveite sua energia e faça uma boa viagem.

Referências
1 - DUMAZEDIER, Jofre (1976) Lazer e cultura popular- Debates, São Paulo: Perspectiva.
2 - Patterson, Ian Robert. Growing older: Tourism and leisure behaviour of older adults. Cabi, 2006.

veja também

;